Portal da Cidade Surubim

Surubim
95 anos

História de Surubim - PE

Por volta dos idos de 1864, Lourenço Ramos da Costa, de descendência portuguesa, instalara por estes arredores a sua fazenda para criação de gado. Era o início de tudo. A referida fazenda situada naquele povoado que, devido a uma lagoa que existia no local, ficara conhecido como Lagoinha e pertencia ao município de Bom Jardim. Na citada fazenda possuía um criatório bois mansos e dentre os quais, um, por ser pintado, se destacava e passou a ser chamado de Surubim em alusão ao peixe de mesmo nome. Naquela época, o gado era solto pela manhã e à tarde, retornava ao curral para o pernoite. Eis que numa certa tarde, o majestoso boi não voltara, sendo depois encontrado próximo à lagoa devorado por uma onça pintada. A Fazenda, que àquela época já tinha um oratório sob a proteção do glorioso São José, recebe o nome de Freguesia de São José do Surubim. Com o passar do tempo, o nome do santo perde força ficando apenas Surubim. Em 1º de julho de 1909, por força do Decreto Estadual número 991, a localidade é elevada à categoria de vila pertencente ao município e Comarca de Bom Jardim.

Por volta dos anos de 1925, com o advento do progresso, os ideais de emancipação tomam corpo até que, através do decreto estadual número 1931 de 11 de setembro de 1928, o então Governador do Estado, Estácio de Albuquerque Coimbra, emancipa Surubim e outros 10 municípios de Pernambuco.

O primeiro Corpo Administrativo de Surubim é formado e a edilidade municipal é instalada em 15 de novembro do mesmo ano, cabendo ao Coronel Dídimo Vieira Carneiro da Cunha, expoente da emancipação, assumir as funções de primeiro Prefeito e o senhor José Gersino Cabral, como Subprefeito. O primeiro Conselho Municipal, o que hoje corresponde à Câmara de Vareadores também fora instalada naquela data e ficou composto pelo Major Presciliano da Mota Silveira, como Presidente, Coronel Periandro Augusto de Miranda, João Felix da Costa, José Malaquias Gonçalves Guerra, Manoel Antônio do Rego Medeiros, Sebastião de Souza Barbosa, José de Albuquerque Barros, Emygdio Gomes de Castro e Florêncio Ferreira da Silva Clemente. A sede da prefeitura passou a funcionar improvisadamente num casarão situada na antiga Rua da Aurora, hoje Avenida Monsenhor Luís Ferreira Lima, onde hoje situa-se a atual Câmara de Vereadores Casa Euclides Mota, chamada à época de Paço Municipal. Lá, funcionou por muito tempo, o Poder Executivo e o Poder Legislativo Municipal e tempos depois o Fórum de Justiça.

O progresso de Surubim aconteceu de forma paulatina, pois as frequentes secas que castigava nossa região, contribuía muito para isso. Em 1938, a cidade é dividida em dois Distritos: a sede, como 1º distrito, e Casinhas, como 2º Distrito. Só em 1953, é criado o 3º Distrito de Vertente do Lério. Em 1991, Vertente do Lério é emancipada e, em 1995, é a vez de Casinhas, ambos por força de plebiscito.

Hoje, a encantadora Surubim é um dos municípios que mais crescem no interior de Pernambuco. De clima agradável, possui uma população estimada em torno de 65 mil habitantes segundo o Censo de 2022. Atualmente é administrado pela prefeita Ana Célia Cabral de Farias e é dividido em dois distritos: a sede e o Distrito de Cheus e caminha a nossa Joia do Agreste para o seu centenário de Emancipação Política, com muito apogeu, graças aos seus ilustres filhos que deram sua contribuição ao longo desses anos.


Texto produzido pelo professor Eduardo Alexandre Barbosa