Portal da Cidade Surubim

JUVENTUDE

Surubim passa a contar com o Plano Municipal de Juventude

Com a sanção da lei, Surubim se torna a segunda cidade de Pernambuco a implementar um plano voltado especificamente para os jovens

Publicado em 21/06/2024 às 13:25
Atualizado em

Auditório ficou lotado para acompanhar a solenidade de assinatura da lei do Plano da Juventude (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Apresentação de dança durante a solenidade (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Aniervson Santos apresentou o plano durante a solenidade (Foto: Portal da Cidade Surubim)

A prefeita Ana Célia Farias destacou importância da implementação do plano (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Deputado Rodrigo Farias participou também da solenidade (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Muitos estudantes da rede municipal de ensino acompanharam a solenidade (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Gleydson Queiroz, presidente do Conselho da Juventude, falou sobre a participação coletiva na elaboração do plano (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Aniervson Santos e Ana Célia Farias com o documento assinado da lei (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Nesta sexta-feira (21), Surubim celebrou um marco histórico com a sanção da Lei nº 614/2024, que institui o primeiro Plano Municipal de Juventude no interior de Pernambuco. Com este avanço, Surubim se torna a segunda cidade do estado, atrás apenas de Recife, a implementar um plano voltado especificamente para os jovens.

A solenidade reuniu, no auditório do Centro Cultural Dr. José Nivaldo, muitos estudantes da rede pública municipal, além de representantes do poder executivo, de diversas secretarias municipais, de integrantes do Conselho Municipal da Juventude e de instituições que atuam com a Política da Juventude, como a ong Instituto de Protagonismo Juvenil (IPJ) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Surubim.

POLÍTICA DE ESTADO

No evento, o secretário municipal da Juventude, Aniervson Santos, destacou a importância deste plano, ressaltando que ele foi o resultado de um amplo processo participativo. "Ele foi amplamente discutido, foi construído com diversas rodas de conversas e escutas virtuais. No ano passado, realizamos uma conferência de juventude, precedida por várias pré-conferências onde elaboramos as propostas para o plano. Na conferência, estruturamos essas ideias e os jovens puderam priorizar, atualizar e modificar algumas ações," explicou.

O Plano de Juventude de Surubim, que terá duração de dez anos, estabelece em seus 13 eixos estratégicos, um compromisso de longo prazo com as políticas públicas voltadas para os jovens. "Talvez o maior marco desse movimento seja transformar a política de juventude em uma política de Estado, e não apenas de governo. Atualmente, temos diversos projetos na Secretaria de Juventude, como cursos de idiomas e informática, e atendimentos diversos, mas esses são ações de governo que podem ser descontinuadas. Com o plano, isso muda", pontuou Aniervson.

Com o plano, haverá a criação de um comitê intersetorial, que envolverá todas as secretarias municipais, integrando as ações de diferentes áreas como Saúde, Assistência e Educação. "A Secretaria de Juventude ficará encarregada da articulação e monitoramento, enquanto o comitê, criado a partir da lei, acompanhará a implementação e assegurará que o plano saia do papel," detalhou o secretário.

O plano, que segue os 11 direitos estabelecidos pelo Estatuto da Juventude, adiciona um 12º direito específico para a juventude do campo, dentro da realidade rural de Surubim. "A gente percebe a vida no campo como um direito essencial da juventude de Surubim. Queremos garantir que, se o jovem desejar permanecer no campo, ele tenha condições adequadas. E, se optar por migrar para a cidade, que encontre as oportunidades necessárias," afirmou.

Por fim, o secretário enfatizou a importância da participação coletiva na construção do plano. "Esse plano foi construído por muitas mãos. Contamos com a assessoria da Idear Consultoria, que ajudou a interpretar os anseios dos jovens e traduzir isso em políticas públicas. A partir de hoje, a juventude se torna uma prioridade em Surubim, independentemente de quem sejam os futuros prefeitos ou prefeitas," declarou o secretário.

EXEMPLO

Presente a solenidade, a prefeita de Surubim, Ana Célia Farias, expressou orgulho por Surubim ser a única cidade do interior de Pernambuco a implementar um plano municipal para a juventude. "Com a sanção dessa plano, Surubim dá o exemplo e espera abrir portas para que outros municípios construam políticas públicas sólidas e duradouras para a juventude em todo o estado de Pernambuco", destacou.

Ela também reafirmou o compromisso com a inclusão e participação ativa da juventude na gestão municipal, destacando a importância de escutar e envolver a população nas decisões da Prefeitura. Para finalizar, a prefeita também celebrou a nota A que Surubim recebeu em transparência e consistência das informações contábeis e fiscais no Ranking do Tesouro Nacional, sendo uma das cinco cidades de Pernambuco a alcançar essa distinção. 

Fonte:

Deixe seu comentário