Portal da Cidade Surubim

BOM PRATO

Cozinha Comunitária é inaugurada no município de Casinhas

Financiada pelo Governo do Estado a cozinha vai atender a 200 pessoas previamente cadastradas

Publicado em 20/06/2024 às 22:11
Atualizado em

Público acompanhou a inauguração da Cozinha Comunitária (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Fachada da entrada da Cozinha Comunitária de Casinhas (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Acesso à Cozinha Comunitária de Casinhas (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Placa de inauguração da Cozinha Comunitária (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Serão preparadas 200 refeições diárias na Cozinha Comunitária (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Prefeita Juliana de Chaparral destaca importância da inauguração da Cozinha para o município (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Secretário Executivo Felipe Medeiros falou sobre o programa Bom Prato, do Governo do Estado (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Integrantes da cozinha comunitária de Casinhas (Foto: Portal da Cidade Surubim)

Equipe da cozinha preparando as refeições na Cozinha Comunitária (Foto: Portal da Cidade Surubim)

O município de Casinhas passa a contar com uma Cozinha Comunitária, que vai oferecer 200 refeições diárias para famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação integra o programa "Bom Prato", do Governo do Estado. A inauguração foi realizada na tarde desta quinta-feira e foi marcada com um evento que reuniu moradores e representante do poder público municipal.

A cozinha visa fornecer refeições nutritivas para famílias em situação de vulnerabilidade. Financiado pelo Governo do Estado com um aporte inicial de R$ 50 mil e um subsídio mensal de R$ 20 mil para a compra de alimentos, o projeto conta também com a contrapartida do município que investiu no aluguel do espaço e na instalação dos equipamentos necessários, incluindo freezers e armazenamento adequado.

A cozinha comunitária, que recebe o nome de João Bernardo Xavier (Sr. Dão), vai atender a 200 pessoas previamente cadastradas pelo CRAS do município. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Cristina Aguiar Queiroz, o cadastro considera o NIS e as condições de vulnerabilidade das famílias, incluindo moradores de rua e indivíduos sem renda fixa. "A seleção dos beneficiários é revista trimestralmente para assegurar que aqueles que melhorarem sua situação econômica deem lugar a outros necessitados", explicou a secretária.

A alimentação será fornecida de segunda a sexta-feira, sempre no horário do almoço. "A nutricionista responsável elaborou um cardápio semanal que, adaptando-se aos insumos disponíveis e garantindo variedade e valor nutricional. Dois cozinheiros e um auxiliar são encarregados da preparação das refeições", detalhou Ana Cristina. O requerimento de solicitação da vinda da Cozinha Comunitária para Casinhas partiu da vereadora Valdiane do Junco.

BOM PRATO

A Cozinha Comunitária de Casinhas foi inaugurada como parte do programa estadual "Bom Prato", que representa. uma das ações que o Governo do Estado contra a insegurança alimentar em Pernambuco.

Presente ao evento, representando o Governo do Estado, o Secretário Executivo de Combate à Fome de Pernambuco, Felipe Medeiros, destacou o avanço do programa sob a gestão de Raquel Lyra: “Em janeiro de 2023, tínhamos 55 cozinhas comunitárias no Estado. Reformulamos o programa, ampliamos o financiamento e garantimos regularidade nos repasses. Hoje, temos 125 unidades operando e servindo mais de 590 mil refeições por mês. Nossa meta é alcançar 220 cozinhas este ano e expandir para todos os 184 municípios de Pernambuco”, ressaltou

COMPROMISSO

No discurso de inauguração da cozinha comunitária, a prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, destacou o compromisso de sua gestão em "fazer vida na vida das pessoas" por meio de ações. "Fico feliz em abrir essa cozinha que fornecerá 200 refeições diárias, como parte de um compromisso de assegurar que todos tenham acesso a uma alimentação saudável e equilibrada", enfatizou.

A prefeita também mencionou importantes programas sociais, como a distribuição de sopa e cestas básicas, e a construção de moradias dignas. Ressaltou a qualidade da merenda escolar e o fornecimento de água mineral. E enfatizou melhorias que a gestão vem realizando na saúde. Concluiu reafirmando o apoio a crianças especiais e o compromisso com uma educação de qualidade, sublinhando a participação ativa da comunidade em seu governo.

Fonte:

Deixe seu comentário