Portal da Cidade Surubim

NORDESTE

Danilo Cabral destaca em Surubim atuação mobilizadora e integradora da Sudene

Surubinense que assumiu o comando da Sudene comenta sobre o processo de reconstrução que o órgão vem passando e aborda também a política local

Publicado em 07/05/2024 às 20:30
Atualizado em

Danilo Cabral destacou os desafios para a reconstrução da Sudene (Foto: Elvis Aleluia | Sudene)

O superintendente da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), Danilo Cabral, visitou nesta terça-feira (7 de maio) a sua cidade natal, Surubim. Ele esteve acompanhando a realização do Innovation Express, que teve a organização da Sudene, juntamente com a Universidade de Pernambuco, sendo voltado para o debate sobre o empreendedorismo e inovação tecnológica. Também visitou obras que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura Municipal.

Completando agora em junho um ano de atuação à frente da Sudene, Danilo destaca o processo de reconstrução que a instituição passou, depois do esvaziamento que sofreu nos últimos anos. “A grande transformação começou com uma mudança de atitude. A Sudene não estava cumprindo o seu papel inspirador do economista Celso Furtado, que criou a instituição há 65 anos. Ela tem a função de ser mobilizadora e integradora, dialogando com o setor produtivo, com as universidades, com os gestores públicos para, a partir dessa mobilização, reduzir as desigualdades que ainda existem na nossa região”, comenta.

Ele destacou que num passado recente e na relação tensionada entre o Nordeste e o ex-presidente Jair Bolsonaro, a Sudene se afastou desse papel. “Muitos pensavam, inclusive, que a Sudene tinha até fechado".

A gestão vem trabalhando a aproximação com a região. Tem uma articulação sólida com o Consórcio Nordeste e com todos os governadores nordestinos. Além disso, tem parcerias com todas as universidades de Pernambuco. E vem tendo conversas no setor produtivo, com federações das indústrias, com a agricultura (não só com a agricultura do agronegócio, mas conversando também com as agriculturas familiares), além das federações de trabalhadores, entre outros segmentos.

Hoje, a Sudene possui dois instrumentos importantes de recursos que podem ser colocados à disposição de quem quer investir no Nordeste: o FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), que é operado em parceria com o Banco Nordeste, e o FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste), que é operado com diversos bancos e os incentivos fiscais, que podem deduzir imposto das empresas desde que elas usem esse dinheiro para investir aqui na região.

Uma novidade da nova gestão da Sudene é que foi separada, dentro do FNE, uma linha de crédito mais vantajosa para as mulheres, com mais prazo para a carência, com mais prazo para pagar e financiamento de 100% do empreendimento. “As pesquisas apontam que elas são mais empreendedoras até do que o próprio homem, Porém, às vezes, falta as mulheres mais acesso ao financiamento. Por isso, proporcionamos mais oportunidades para elas, oferecendo condições para consolidarem o sonho de ter o seu próprio negócio”, complementa Danilo.

POLÍTICA LOCAL

Mesmo com as atribuições a frente da Sudene, Danilo Cabral vem acompanhando o trabalho da gestão municipal. “Surubim foi testemunha da gestão inovadora da prefeita Ana Cèlia. Ela trouxe a sua vivência profissional, com a formação na área da Assistência Social e ocupou diversos cargos antes de chegar à Prefeitura. E soube exercer essa função com muita responsabilidade, governando com muita inovação e com obras em todos os pontos da cidade, tanto na área urbana como nos distritos e povoados”, lembra Danilo, citando que participou de todo o processo da chegada dela à Prefeitura, além ter contribuído com várias emendas enquanto era deputado federal.

Sobre as eleições de outubro, Danilo destaca o importante momento. “Lembro muito da referência de Eduardo Campos, que dizia que essa é a hora do povo falar. É fundamental para que as pessoas saibam escolher quem comandará os destinos no município. Se você erra na escolha, só terá como corrigir daqui a quatro anos”, recorda.

Danilo reforça sua confiança na continuidade do trabalho do PSB. “Estou confiante porque acredito que o testemunho das pessoas virá das urnas. Toda eleição é desafiadora, mas a gente tem que fazer o exercício da democracia, conversando e dialogando com as pessoas, mostrando tudo que foi feito e apontando para novos sonhos, visando um futuro melhor para Surubim”.

Danilo finaliza lembrando que o eleitor precisa ter acesso a todas as informações. “Quem quer disputar as eleições de Surubim tem que se apresentar e mostrar o que fez pela cidade, o que pensa na relação com as pessoas, como é o seu modo de agir, sua história pessoal. Ou seja, prestar contas. Aqui em Surubim temos um grupo político que tem uma história de trabalho e de prestação de serviços ao município. E tenho certeza que na eleição, no momento certo, o povo irá fazer a escolha correta”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário