Portal da Cidade Surubim

PRESERVAÇÃO

Site com parte do acervo do compositor Capiba será lançado em Surubim

Partituras originais mais desgastadas foram conservadas e digitalizadas e serão disponibilizadas em site que será apresentado nesta quinta-feira

Publicado em 24/04/2024 às 09:36
Atualizado em

Site com parte do acervo de Capiba conservado e digitalizado será lançado em Surubim (Foto: Museu da Imagem e do Som - Divulgação)

Acervo do músico e compositor surubinense Capiba teve a sua primeira conservação e digitalização já concluída. O material será disponibilizado ao público por meio de um site com lançamento nesta quinta-feira (25), a partir das 19h, no Centro Cultural Dr. José Nivaldo. A cerimônia de lançamento contará com as apresentações do Balé Municipal de Surubim e da Orquestra Instrumental Surubinense.

A página faz parte do projeto Capiba: Preservação e Difusão, que priorizou inicialmente trabalhar as partituras originais mais desgastadas, que se encontram na residência de dona Zezita Barbosa, detentora do acervo e viúva de Capiba e na sede Associação Cultural Capiba.

A criação do site visando a difusão pública desse material foi precedida de várias etapas como inventário, conservação, acondicionamento e digitalização. O objetivo é salvaguardar parte da obra de Capiba, sensibilizar instituições públicas, privadas e público em geral quanto a necessidade da preservação e restauro de todo o acervo musical, além de difundir a obra do compositor e colaborador com a identidade cultural do povo brasileiro.

GÊNEROS MUSICAIS

O projeto foi desenvolvido pela produtora Página 21, que destacou que as partituras reúnem diversos gêneros musicais, como o próprio Capiba os classificava: samba, samba carnavalesco, samba choro, a moda carioca, choro, tango, tango argentino, maracatu, ciranda, marcha, marcha rancho, marcha carnavalesca, maxixe, frevo canção, canção afro-brasileira, como o Fostrock.

O material conta ainda partituras de poemas musicados pelo compositor, de autores renomados como Manoel Bandeira, Carlos Pena Filho, João Cabral de Melo Neto, Ascenso Ferreira, Castro Alves, Ariano Suassuna, Vinícius de Moraes, Ferreira dos Santos, Alfonso de Guimarães, Ester de Sterenberg, Mauro Mota, José Laurentino de Melo, Jorge de Lima, Jayme Griz. Também foi encontrado uma composição em homenagem ao importante violinista João Pernambuco.

“Após o trabalho dedicado de toda a equipe, desenvolvido em três anos desde a aprovação no Funcultura-PE até o lançamento, em especial o minucioso das restauradoras, devolvemos devidamente conservadas, acondicionadas, digitalizadas, parte do acervo que inclui cerca de 130 músicas, perfazendo 930 páginas de partituras originais transcritas por Capiba, lhes proporcionando sopros de vida! O site (projetocapiba.com.br) será o repositório deste acervo, sendo atualizado aos poucos, juntamente com informações sobre o compositor e a Associação Cultural Capiba (ACC)”, destaca a Página 21.


Fonte:

Deixe seu comentário