Portal da Cidade Surubim

NOVO ESPAÇO

Vertente do Lério inaugura Casa das Juventudes e amplia políticas para jovens

Equipamento integra programa do Governo de Pernambuco e oferece cursos, inclusão digital e espaço de formação para jovens de 15 a 29 anos

Publicado em 23/06/2026 às 18:00

Novo espaço vai representar mais oportunidades para a juventude de Vertente do Lério (Foto: Portal da Cidade Surubim)

A Prefeitura de Vertente do Lério inaugurou, na manhã desta terça-feira (23), a primeira Casa das Juventudes do município. O equipamento público representa um avanço nas políticas voltadas à população jovem e foi implantado em parceria com o Governo de Pernambuco.

O espaço funcionará nas instalações da Secretaria Municipal da Juventude e foi estruturado com kits de equipamentos compostos por computadores, impressoras, mobiliário, smart TVs e sistema de som. A proposta é oferecer um ambiente moderno e acessível para a realização de cursos, oficinas, palestras, atividades formativas e inclusão digital, com acesso gratuito à internet.


O programa integra a política estadual da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco e tem como foco jovens entre 15 e 29 anos, estimulando convivência, qualificação profissional, participação social e desenvolvimento sociocultural. A expectativa é de que o novo espaço se torne um polo de referência para a juventude local, fortalecendo o protagonismo juvenil e ampliando o acesso a oportunidades de formação e inserção social no município.

Parceria entre estado e município fortalece o projeto

Durante a solenidade, o secretário executivo da pasta estadual, Sylas Freitas, destacou o papel social do equipamento público. “Esses espaços são fundamentais porque garantem cidadania, formação e desenvolvimento para a juventude. Funcionam como ponto de encontro entre o poder público e os jovens, ampliando o acesso às políticas públicas”, destacou o secretário executivo.


Já a secretária municipal da Juventude, Laura Virgínia, que acompanhou o processo de implantação do projeto, celebrou a entrega como a concretização de um sonho antigo da gestão. “É um sonho realizado para a nossa cidade e para os nossos jovens. Esse espaço vai proporcionar muitas oportunidades de crescimento e formação”.

Já o secretário interino da Juventude, Janailson Ferreira, ressaltou a expansão das ações voltadas ao público jovem no município. “Vertente do Lério larga na frente. Hoje vivemos um novo tempo, com mais oportunidades, cursos e projetos que fortalecem a juventude”, explicou.

Juventude de Vertente do Lério terá mais oportunidades

O prefeito de Vertente do Lério, Dr. Histenio Sales, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e o impacto direto na formação dos jovens. “Acreditamos que é a juventude que vai transformar a realidade do nosso município. Com esse espaço moderno, nossos jovens terão condições reais de se capacitar e construir novas oportunidades", ressaltou.


O gestor também reforçou o caráter estruturante da iniciativa, que beneficiará a população de Vertente do Lério. “Esse equipamento representa um ambiente preparado e organizado, onde os jovens poderão estudar, se reunir e desenvolver projetos que contribuam para o futuro do nosso município”, complementou.

Além da entrega da estrutura física, a gestão municipal já articula a realização de cursos de qualificação e ações formativas dentro da Casa das Juventudes. Segundo a Secretaria da Juventude, a programação deve ser ampliada nos próximos meses, incluindo atividades itinerantes e parcerias com o Governo do Estado.


Fonte: Portal da Cidade Surubim

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp