Portal da Cidade Surubim

ABASTECIMENTO

Obras da Adutora do Alto Capibaribe em fase final

Adutora vai beneficiar vários municípios do Agreste Setentrional, incluindo Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério

Publicado em 27/04/2024 às 15:45
Atualizado em

Obras da Adutora do Alto Capibaribe estão em fase final (Foto: Compesa)

As obras da Adutora do Alto Capibaribe seguem avançando para o atendimento de nove municípios do Agreste Setentrional e da Paraíba, com água da Transposição do Rio São Francisco, por meio de integração com a Adutora do Agreste.

A iniciativa, que recebe um investimento de R$ 92 milhões, beneficiará 230 mil pessoas dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério e Barra de São Miguel (Paraíba).

A adutora entra em fase de testes ainda neste semestre e transportará 371 litros de água por segundo, beneficiando uma população de 230 mil pessoas. O empreendimento envolverá recursos da ordem de R$ 92 milhões, dinheiro do FGTS (Caixa Econômica Federal) e contrapartida da Compesa.

A obra contempla a implantação de adutoras, partindo da captação no rio Paraíba, perenizado pelo Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, com o assentamento de 70 km de tubulações. O projeto também envolve outras dez estruturas auxiliares para a operação da adutora, entre elas, duas estações elevatórias (sistemas de bombeamento).

Atualmente, já foram assentados 69,3 km de tubulações, o que corresponde a 99% da extensão planejada. As ações do empreendimento, obras físicas, estão 84% finalizadas.

Fonte:

Deixe seu comentário